Festival Reino de Luz e Copa Regional movimentam ginástica rítmica em São Miguel
18/08/2025 São Miguel do Iguaçu
Eventos reuniram atletas locais e regionais, destacando o talento e o crescimento da modalidade no município

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, promoveu um fim de semana especial dedicado à ginástica rítmica. Na sexta-feira (15), foi realizado o Festival de Ginástica Rítmica – Reino de Luz, e no sábado (16), a cidade sediou a Copa Regional do Iguaçu, reunindo ginastas de São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Medianeira e Toledo.

A ginástica rítmica foi implantada em São Miguel do Iguaçu em abril de 2022 como um projeto gratuito oferecido pelo Governo Municipal. Atualmente, mais de 70 meninas, a partir dos 6 anos de idade, participam das atividades que buscam aprimorar técnicas, ritmo e leveza.

Os dois eventos tiveram como objetivo mostrar a evolução do trabalho desenvolvido, além de possibilitar a troca de experiências com projetos da região.

O Festival Reino de Luz encantou o público com diversas apresentações que uniram esporte e cultura, reunindo as ginastas locais e a Associação de Ginástica Toledana – AGITO. A professora Chirle Teixeira da Silva, responsável técnica em São Miguel do Iguaçu, destacou a emoção do momento:


“A cada dia vemos uma estrela brilhar ainda mais forte. Essas meninas chegam até nós como pequenas estrelas e, com dedicação e treino, o talento vai sendo lapidado. O resultado é um brilho que enche de orgulho todos nós”, afirmou.


O coordenador do projeto AGITO, Reinaldo Bento Solange Paludo, ressaltou a importância do intercâmbio esportivo: “Desejamos que o projeto em São Miguel cresça e se torne tão sólido quanto o nosso em Toledo. Quem ganha são as crianças, as famílias e a ginástica”.

No sábado, a Copa Regional do Iguaçu trouxe ainda mais emoção, reunindo atletas de diferentes cidades. Para a ginasta são-miguelense Lívia Fiorini Manera, 10 anos, a participação foi inesquecível: “Fiquei muito ansiosa e nervosa, mas depois passou e vi que deu tudo certo. Eu gosto de participar, é muito bom”. Já a atleta Isabela Braga de Sousa, 10 anos, de Foz do Iguaçu, comemorou: Na hora dá um nervoso, mas vou acompanhando a música e no final estou muito feliz”.

O evento também recebeu elogios de autoridades locais. A presidente da Câmara Municipal, Juliane Dandolini, destacou o crescimento da modalidade: “A ginástica rítmica é motivo de orgulho para nós. Parabenizo os pais, a professora Chirle e a Secretaria de Cultura e Esporte pelo apoio constante”.

A diretora de Cultura, Marlei Scussel Farias, concluiu ressaltando a importância dos eventos: “As crianças mostraram todo o trabalho desenvolvido, em um espetáculo repleto de magia e luz. A presença do AGITO, de Toledo, inspirou nossas atletas e abrilhantou ainda mais o festival”.

Redação Guia São Migule com informações da Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS