Estão abertas as inscrições para o 3º Torneio Internacional de Pesca ao Tucunaré “Pescar é Massa”, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho de 2025, no Terminal Turístico de Ipiranga. A competição é organizada pela Pesca Esportiva de São Miguel do Iguaçu (PESMI), com apoio do Governo Municipal e Pescar é Massa.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do link www.pesmi.com.br. Na primeira edição foram realizadas 100 inscrições, na segunda foram 150 e para a terceira edição a expectativa é de sejam efetuadas 170 inscrições.
A abertura do evento será no dia 27 de junho, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Miguel do Iguaçu, a partir das 18h30, onde haverá um jantar para todos os participantes do torneio, com sorteio de brindes.
Já no dia 28, no Terminal Turístico de Ipiranga, o torneio se inicia as 05h00 com um café da manhã, seguido pela largada do evento a partir das 07h30.
O presidente da PESMI, Sando Frigo, destacou que o torneio será mais uma vez na modalidade ‘pesque e solte’.
“Como nos últimos eventos, essa é a pesca do tucunaré, somente ele é buscado neste torneio, é uma pesca esportiva onde é preservado a vida do peixe, ou seja, ele é capturado, colocado sobre uma régua fornecida pelo evento, e devolvido vivo ao lago novamente, tudo filmado para a comissão técnica avaliar, os 5 maiores exemplares, somando o tamanho dos 5 e a equipe atingir o maior tamanho é o ganhador”, explicou.
O encerramento da prova e retorno das equipes está previsto para as 15h00, momento em que haverá a apresentação dos vídeos para à Federação Paranaense de Pesca Esportiva (FEPAP). Na sequência serão entregues os troféus para as 10 equipes melhores colocadas e serão realizados os sorteios dos brindes.
“O tucunaré predominante do Lago do Itaipu é o tucunaré amarelo, o maior capturado e catalogado foi de 60 cm, neste evento o maior já pescado foi de 55 cm”, relatou Sandro Frigo.
Ao todo, serão sorteados cerca de R$ 170 mil em prêmios para os inscritos, tendo entre os prêmios, um casco de lancha como o 1º prêmio, 5 motores de barco, pacotes de pesca na Argentina com toda as despesas pagas e mais sorteios de R$ 2.500,00 no Pix, além de sorteios de brindes de lojas de pesca parceiras.
“A premiação não é por mérito de peixe, é por sorteio, então, todas as equipes que capturaram peixes ou não, vão estar participando dos sorteios”, lembra Sandro Frigo.
Assessoria