O sistema de baixa pressão já atuante entre países vizinhos e a região Sul do Brasil continuará favorecendo o transporte de umidade da Amazônia em direção ao Paraná, elevando os níveis de instabilidade atmosférica em todo o estado. A combinação desse fluxo intenso de umidade com o avanço de um sistema frontal pelo oceano deve intensificar as condições para chuva abrangente e tempestades isoladas.
De acordo com o Simepar, há risco elevado para ocorrência de temporais localizados, com possibilidade de volumes expressivos de precipitação em curto intervalo de tempo. Em alguns pontos do estado, os acumulados poderão superar os 50 milímetros até o final do dia, o que aumenta a atenção para alagamentos pontuais e descargas elétricas.
Mesmo com o cenário de instabilidade, as temperaturas máximas seguem elevadas. Em grande parte do Paraná, os termômetros devem registrar valores próximos dos 30 °C. No Litoral Paranaense, o calor será mais intenso, com máximas podendo se aproximar dos 36 °C e 38 °C.
No sábado, o tempo permanece instável em todas as regiões paranaenses, principalmente a partir da tarde, quando aumenta a possibilidade de tempestades isoladas distribuídas de forma irregular.
A região Norte apresenta menor probabilidade de temporais, além de maiores aberturas de sol ao longo do dia. Nessa faixa do estado, as temperaturas máximas tendem a subir mais, alcançando valores próximos ou ligeiramente acima dos 30 °C.
Já na metade sul do Paraná, o céu deve permanecer com maior variação de nuvens e as máximas ficam mais amenas, em torno dos 25 °C, mantendo o padrão de instabilidade associado ao sistema atmosférico atuante sobre a região.
Redação Guia São Miguel
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
