Calor intenso marca a semana no Paraná, mas frente fria trará chuva forte no Carnaval
10/02/2026 Paraná
Tempo segue mais seco e com temperaturas de até 35 °C até quarta-feira (11), porém instabilidade retorna no fim da semana, alerta o Simepar

Um sistema meteorológico atuante no Sudeste do Brasil manterá o tempo mais seco no Paraná até esta quarta-feira (11). Com menor cobertura de nuvens e predomínio de sol, as temperaturas entram em elevação, especialmente no Interior do Estado, onde os termômetros podem alcançar os 35 °C.

A mudança no cenário está prevista para o fim da semana, quando a chegada de uma frente fria deve provocar muita chuva justamente nos primeiros dias do Carnaval, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A trégua na chuva ocorre após um fim de semana marcado por tempestades em diversas regiões paranaenses. No sábado (07), o avanço de um cavado meteorológico — sistema que provoca queda de pressão em superfície — resultou em grandes volumes de precipitação. Os maiores acumulados foram registrados em Antonina (72 mm), Morretes (52,8 mm) e Campina da Lagoa (50,4 mm).

Em Curitiba, a Defesa Civil emitiu pela primeira vez um alerta por meio do sistema de cell broadcast, utilizado em situações de tempestades mais severas que exigem ação imediata da população. A mensagem, que não necessita de cadastro prévio, se sobrepõe às demais notificações do celular para garantir que a informação chegue rapidamente aos moradores. O alerta também abrangeu São José dos Pinhais, igualmente afetada pelas condições climáticas.

Na Capital, os ventos chegaram a 78,9 km/h na estação meteorológica do bairro Pinheirinho. Os maiores volumes de chuva, em curto período, foram registrados nas regiões norte e leste da cidade, com acumulados de até 18,6 mm no Boa Vista e 17,4 mm no Bairro Alto. Em São José dos Pinhais, a estação do Cemaden no bairro São Marcos registrou 20,9 mm.

No domingo (08), a chuva já começou a perder força no Paraná, com os maiores acumulados em Cambará (40 mm) e Antonina (34,8 mm). A situação, no entanto, segue diferente no Sudeste do Brasil, onde a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter volumes elevados de chuva entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro até quarta-feira (11).

“Esse sistema contribui para que a umidade da Amazônia avance para essas regiões, deixando o Paraná com pouca disponibilidade de umidade na atmosfera. Com isso, teremos pouca chuva e apenas pancadas muito pontuais até quarta-feira”, explica o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

Com o predomínio de sol, o calor será mais intenso nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do Estado. Já no Norte, Campos Gerais e Leste do Paraná, a influência da umidade do oceano ainda favorece maior variação de nuvens e possibilidade de chuva irregular, especialmente à tarde. Nessas áreas, as temperaturas permanecem abaixo dos 28 °C até terça-feira, mas sobem gradualmente a partir de quarta.

“A partir de quinta-feira voltamos a uma condição típica de verão em praticamente todo o Paraná, com muito calor e chuvas rápidas e localizadas no período de maior aquecimento”, destaca Braun.

O cenário muda novamente na sexta-feira (12), início do Carnaval, com o avanço de uma frente fria que deve aumentar a instabilidade em todo o Estado. Há risco de tempestades em todas as regiões, e a situação segue sob monitoramento do Simepar, que deve emitir novos boletins ao longo da semana.

Redação Guia São Miguel com informações do Simepar
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades:  https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * * 

Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
  

 
    MAIS NOTÍCIAS
      PARCEIROS