O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (5), dados preliminares do Censo Demográfico 2022 sobre o estado civil e as uniões conjugais no Brasil.
Em São Miguel do Iguaçu, 14.869 pessoas vivem em algum tipo de união conjugal — o que representa 60% da população local —, enquanto 9.752 pessoas (40%) declararam não viver em união.
Os números locais seguem uma tendência observada em todo o país. Segundo o IBGE, mais de 90 milhões de brasileiros com dez anos ou mais (51% da população) vivem em algum tipo de união conjugal — seja casamento civil, religioso ou união estável, formal ou informal. Em 2010, esse número era de 81 milhões, correspondendo a cerca de 50% da população.
Já o grupo dos que não estão em união soma 85,7 milhões de pessoas (49%). Dentre esses, 53 milhões (30%) nunca moraram com cônjuge ou companheiro, enquanto 32,6 milhões (19%) são separados, viúvos ou divorciados.
Em São Miguel do Iguaçu, o cenário segue proporcionalmente semelhante: entre os que não vivem em união, há tanto pessoas que nunca tiveram um relacionamento conjugal quanto aquelas que já viveram uma relação, mas hoje estão solteiras, viúvas ou divorciadas.
O IBGE explica que o termo “cônjuge” é utilizado para identificar pessoas que mantêm uma união com outra — seja formalizada em cartório, apenas religiosa ou de forma consensual, com moradia conjunta. Já quem não vive em união não é necessariamente solteiro: pode ter um relacionamento, mas sem coabitação.
Esses dados ajudam a compreender as mudanças nos arranjos familiares e nos hábitos de convivência da população brasileira e também dos moradores de São Miguel do Iguaçu, que refletem transformações sociais, econômicas e culturais das últimas décadas.
Redação Guia São Miguel
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
