Cresol leva informação sobre o futuro do dinheiro à Expomed 2025
13/10/2025 Medianeira
Palco Summit promoveu conversas sobre inovação, tecnologia e finanças em Medianeira (PR)

De forma leve e esclarecedora, o diretor de Operações da Cresol Conexão, Elio Kawka, participou no sábado (11) do Summit Expomed, realizado durante a Exposição Tecnológica, Empresarial e do Agronegócio de Medianeira (PR) – a Expomed 2025.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, o executivo é entusiasta em tecnologia e inovação, graduado em Administração e com diversas especializações em finanças, governança e tecnologia. No palco, Elio conduziu o bate-papo de maneira dinâmica, aproximando o público de temas complexos com uma linguagem acessível e inspiradora.

Com o tema “Inteligência Artificial (IA), Blockchain e Open Finance: o futuro do dinheiro é descentralizado, rápido e inteligente”, o diretor fez um panorama sobre a evolução da civilização, o momento atual e as tendências que moldam o futuro do sistema financeiro.

Logo no início, instigou a plateia ao afirmar:

“Esses três assuntos não são o futuro, já fazem parte do nosso presente.”

Durante a conversa, Elio destacou como a IA, o Blockchain e o Open Finance já impactam o cotidiano das pessoas e têm potencial para transformar negócios, economias e profissões.

Com vivência prática na evolução tecnológica do sistema financeiro, o especialista apresentou o tema de forma simples e objetiva. Cada painel do Summit teve duração de cerca de 20 minutos, seguido de espaço para perguntas do público, promovendo troca de ideias e aprendizado coletivo.

Elio também abordou o ponto de vista do usuário e enfatizou o período atual da sociedade de transição do analógico para o digital, reforçando a tecnologia como aliada positiva para conectar pessoas de maneira mais simples e eficiente.

Ao falar sobre o uso da Inteligência Artificial, destacou a relevância do fator humano como essencial para o aprendizado dos algoritmos e a tomada de decisões baseada em dados.
Entre os exemplos práticos, citou o uso da IA na saúde, para identificar padrões e auxiliar em diagnósticos; na educação, para personalizar o ensino; e na indústria, para otimizar a produção e a logística.

“A IA é a base da nova economia, pois traz velocidade à tomada de decisão com base em dados e evidências. A personalização profunda já é uma realidade, gerando mais renda para as empresas, fortalecendo o relacionamento com os clientes e democratizando o conhecimento”, concluiu Elio.

Ao encerrar, o diretor ressaltou que as novas tecnologias são ferramentas poderosas para a criação de novos produtos, novos negócios e novos comportamentos, reforçando o papel da Cresol como cooperativa de crédito comprometida com a inovação e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Assessoria

Inscreva-se no nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS