O Paraná enfrentou uma noite de domingo (21) e madrugada desta segunda-feira (22) marcada por ventos fortes e chuvas intensas que deixaram estragos em várias regiões do estado.
De acordo com dados meteorológicos, a maior rajada de vento foi registrada em Ubiratã, alcançando 121 km/h por volta da 1h15. Em Altônia, no mesmo horário, os ventos chegaram a 102,2 km/h.
Na Região Metropolitana de Curitiba, os temporais também trouxeram preocupação. Em torno das 5h15, as medições apontaram rajadas de 58,7 km/h na capital, 70,9 km/h em Fazenda Rio Grande e 76,7 km/h em Cerro Azul. Já em São José dos Pinhais, os equipamentos do aeroporto marcaram ventos de 77,7 km/h às 5h21.
Os efeitos dos temporais foram sentidos em diversas cidades, com registros de alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para prestar auxílio à população atingida.
Nesta segunda-feira (22), o tempo permanece instável em todo o Paraná devido à passagem de uma frente fria. Entre a madrugada, manhã e começo da tarde, as condições seguem favoráveis para tempestades em diversas regiões do estado.
Ao longo da tarde, com o eixo do sistema frontal avançando para o Sudeste do país, a estabilidade atmosférica volta a predominar a partir das regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul.
As temperaturas apresentam queda em relação aos últimos dias, resultado da incursão dos ventos do quadrante sul. A partir de terça-feira (23), a estabilidade atmosférica retorna ao estado, mas com temperaturas mais baixas no amanhecer, condição que deve se manter até quinta-feira (25).
As autoridades reforçam a importância da prevenção em situações de risco, recomendando que a população evite locais vulneráveis durante fortes rajadas, não estacione veículos próximos a árvores e procure abrigo seguro em caso de novos temporais.
Redação Guia São Miguel com informações do Simepar e da Catve.com.