Prepare a garrafinha d'água, o hidratante labial e aquele creme para o cotovelo que parece casca de árvore: o Paraná entra em mais um fim de semana sob o reinado absoluto do Solzão da Massa. Nesta sexta-feira (1º), nem sinal de chuva no estado.
O céu está limpo, o ar seco e a única coisa úmida por aqui é a lágrima escorrendo do olho de quem esqueceu o colírio em casa.
A culpa é dessa massa de ar seco e frio que decidiu passar férias prolongadas por aqui. Ela bloqueia a formação de nuvens de chuva com a mesma eficiência de uma sogra bloqueando visitas surpresa.
Até tem chance de aparecer um nevoeiro ali entre o Centro-Sul, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), mas ele some rapidinho, como promessa de político em fim de mandato.
Nas praias, o clima é um pouco mais indeciso: tem hora que o céu fecha, tem hora que abre, parece adolescente tentando escolher o que vai vestir. Mas não se anime muito, porque por lá a brisa do mar segura a empolgação do calor.
Já no interior, especialmente Oeste, Noroeste e Norte, a tarde promete um calorzinho maroto. E a umidade? Vai lá embaixo! Tem cidade registrando menos de 30% – um número que faz os dermatologistas arrancarem os cabelos (ou pelo menos recomendarem mais creme).
E no sábado? Mais do mesmo! Céu limpo, temperaturas subindo no interior (com o Noroeste passando dos 30°C com um sorriso no rosto) e o litoral continuando fresco graças à brisa que acha que é ar-condicionado natural.
Os nevoeiros da manhã voltam a fazer cosplay de cortina nas regiões mais ao sul, mas desaparecem antes do primeiro café.
Então, caro leitor, aproveite para lavar roupa (seca rapidinho), estender a coberta no sol, e principalmente: hidrate-se! Afinal, se não chove do céu, que chova da sua garrafinha.
Previsão do tempo fornecida por fontes confiáveis, bom humor fornecido por quem já se conformou com a secura.
Me segue ai: https://www.instagram.com/guia_sao_miguel/
Claudio Albano / Guia São Miguel