Se você acordou nesta quarta-feira (30) com vontade de virar um pão de queijo e voltar para o forno, saiba que não está sozinho.
O Paraná amanheceu com o que pode ser chamado, em termos técnicos meteorológicos avançados, de “frio de lascar”! E não foi exagero: quatro cidades registraram temperaturas abaixo de zero, e outras 22 decidiram competir na modalidade “quem congela mais rápido”.
General Carneiro liderou o ranking do congelamento com impressionantes -3,4°C. A cidade, aliás, está considerando mudar de nome para “General Congelado”. São Mateus do Sul veio logo atrás, com -1,4°C, e Palmas e Ponta Grossa empataram tecnicamente com -0,1°C — o suficiente para fazer o leite congelar antes de chegar ao copo.
Curiosamente, a situação também foi gelada em outras cidades que quase chegaram no zero, como Guarapuava (0,8°C), União da Vitória (0,7°C) e Fazenda Rio Grande (0,1°C), onde os passarinhos foram vistos usando cachecol e pedindo café quente.
Geadas? Teve sim, senhor. Na Região Metropolitana de Curitiba, elas surgiram tímidas, como quem não quer incomodar. Já nos Campos Gerais e em cidades com temperaturas negativas, a geada apareceu com força, cobrindo tudo de branco — inclusive a esperança de sair de casa antes das 10h.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, até tentou nos consolar dizendo que "não é o frio mais intenso do ano", o que é reconfortante da mesma forma que saber que seu carro atolou, mas poderia ter explodido. Valeu, Lizandro.
A previsão é que o frio comece a dar uma trégua a partir da sexta-feira (1.º), com temperaturas menos cruéis e sol voltando a aparecer. Até lá, segue o jogo: café quente, meia dupla, edredom reforçado e aquele banho matinal adiado até o último minuto.
Aos corajosos que saíram de casa nesta manhã gelada, parabéns! Vocês são os verdadeiros guerreiros de julho. Aos que ficaram embaixo das cobertas? Também. Afinal, a sobrevivência vem em primeiro lugar.
Me segue ai: https://www.instagram.com/guia_sao_miguel/
Claudio Albano / Guia São Miguel com informações da AEN.
Foto: Leonardo Furlan / Simepar