Vídeo: PRF escolta elefanta Kenya em travessia do Paraná ao Mato Grosso rumo a santuário especializado
07/07/2025 Brasil

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou, na manhã desta segunda-feira (7), a travessia da elefanta Kenya pela fronteira com a Argentina, em Foz do Iguaçu (PR). O transporte segue com destino ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Kenya é a 11ª elefanta acolhida pelo SEB e a última residente em cativeiro na Argentina. Com 44 anos de idade, passou quatro décadas no antigo zoológico de Mendoza, que, assim como o de Buenos Aires, encerrou suas atividades como zoológico e vem transferindo seus animais exóticos a santuários em todo o mundo. Esses espaços passam agora a atuar exclusivamente na reabilitação de fauna silvestre nativa.

A operação, que envolve aproximadamente 4 mil quilômetros de percurso, é fruto de mais de sete anos de planejamento e inclui protocolos rigorosos de segurança, bem-estar animal e logística especializada.

Kenya é a segunda elefanta africana a ser transferida da Argentina ao Brasil — a primeira foi Pupy, em abril deste ano. Ambas passarão a conviver com outras seis elefantas no único santuário para elefantes da América Latina.

A PRF tem participado de todas as operações de transferência de elefantes para o SEB desde 2016, prestando apoio logístico e garantindo a segurança nas rodovias federais.

A primeira escolta internacional da instituição ocorreu em 2020, durante a pandemia, com a chegada da elefanta asiática Mara. Em 2022, outras duas elefantas — Pocha e Guilhermina, mãe e filha — também foram trazidas de Mendoza para o santuário brasileiro.

A ação reforça o compromisso da PRF com a proteção da vida e com o apoio a iniciativas de preservação da fauna.

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS