O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Assistência Social, realizou na tarde de segunda-feira, 19, um evento que marcou o início da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ação aconteceu no saguão do Paço Municipal Abel Bez Batti e contou com a presença de diversas autoridades municipais, instituições de ensino e da comunidade em geral.
A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data lembrada no dia 18 de maio, e prevê uma série de ações de conscientização que estão sendo realizadas ao longo semana.
A coordenadora do CREAS e organizadora das ações no município, Angélica Simoni Monsani Remor, explicou que a campanha 18 de Maio foi criada para lembrar a população sobre os cuidados que temos que ter com nossas crianças, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.
“Essa data existe por causa do caso ‘Caso Araceli’, que foi um caso muito chocante, no Espírito Santo, e que ficaram impune. Hoje estamos aqui no Paço Municipal com todas as lideranças para convocar a sociedade para participar deste combate. É muito importante lembrar as pessoas que isso pode sim acontecer perto da gente, e ensinar as crianças a se protegerem”, advertiu.
Desde o ‘Caso Araceli’ 52 anos já se passaram e a violência sexual infelizmente continua acometendo nossas crianças e adolescentes.
“Em 2024 tivemos 36 denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes em São Miguel do Iguaçu, e esses números foram só de crianças que conseguiram falar com a gente, e as que ainda não conseguiram? ”, alertou Angélica.
Infelizmente a maior parte das violências contra crianças e adolescentes é praticada por pessoas do seu convívio. O que torna ainda mais difícil para as vítimas reconhecer a violência e buscar ajuda. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida.
“O dia 18 de maio é um dia muito importante, um dia para a gente parar e chamar a atenção da população da importância que temos que ter com as nossa crianças e adolescentes, mesmo sendo uma cidade pequena essas coisas também acontecem, então precisamos ter esse olhar diferente e qualquer desconfiança temos que denunciar para evitar um mal maior”, complementa a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Lidiane Medeiros Scheffer.
Desde 2022 o município de São Miguel do Iguaçu estabeleceu a semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída através da Lei Municipal nº 3.592/2022, de autoria do vereador Raulique Farias (Queti), que reforçou a importância de prestar atenção nos sinais que as vítimas podem dar.
“ O primeiro passo é observar a criança ou adolescente, eles mostram para a gente, temos que estar atento a mancha no corpo, a jovens arredios. Então não deixemos de prestar atenção em nossas crianças”, alertou.
Além do evento de abertura, também estão previstas para a campanha deste ano a distribuição de flores com slogan “Faça Bonito”, chamando a atenção da população e divulgando os canais de denúncia; realização de blitz educativa, com entrega de material informativo, realizada pelos membros do CMDCA, profissionais da Rede de Proteção, escola de pais e Rotary Club; e a apresentação da peça teatral “A flor e o palhaço”, que abordará de maneira simples e lúdica a prevenção ao abuso sexual.
O teatro será realizado nos dias 21, 22 e 23, no Salão Comunitário do Bairro Floresta, e são esperados mais de 2.600 alunos, de 4 a 11 anos.
O canal nacional de denúncia contra a exploração sexual de crianças e adolescentes é o disque 100, é anônimo, não precisa se identificar, não precisa ter certeza, quem vai fazer essas investigações são as autoridades competentes. Tem também o Conselho Tutelar, onde pode ser feita a denúncia via telefone (45) 9.9158-3308 ou pessoalmente.
“É de interesse do governo municipal levar a toda a comunidade a conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. E esse olhar diferenciado que a nossa equipe vem fazendo é fundamental para que nenhuma criança fique longe da escola, para que toda criança tenha o carinho que ela merece da família em si. Procuramos sempre estar preparando nossa equipe para dar o melhor tratamento para todas as crianças seja nas escolas ou creches, para que se tornem verdadeiros cidadãos”, destacou o vice-prefeito, Claudio Rodrigues.
A presidente da Câmara Municipal vereadora Juliane Dandolini, exaltou a realização da campanha e ratificou a necessidade de denunciar qualquer suspeita. “Uma ação muito importante não só para o nosso município. Parabenizo todos os envolvidos, espero que esta ação sirva para que, quem tenha alguma dúvida, entre em contato, faça a denúncia, para que seja investigada, e que nenhuma criança ou adolescente seja desrespeitada” relatou.
O slogan “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
Assessoria