No início da tarde desta quinta-feira (8), por volta das 13h no horário de Brasília, a tão aguardada fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os cardeais reunidos em conclave elegeram o novo Papa. A eleição marca o fim do período de vacância iniciado com a morte do papa Francisco, ocorrida no dia 21 de abril.
O sinal visível da fumaça branca confirma que um dos 133 cardeais eleitores alcançou a maioria de dois terços — pelo menos 89 votos — necessária para se tornar o novo líder da Igreja Católica. O conclave havia começado na quarta-feira (7), encerrando-se agora no segundo dia de deliberações.
Logo após o aparecimento da fumaça, os sinos da Basílica de São Pedro começaram a tocar, celebrando a decisão. O nome do novo pontífice ainda não foi divulgado oficialmente, o que deve acontecer em breve com o anúncio solene feito pelo cardeal protodiácono, que pronunciará do balcão central da Basílica as palavras: “Habemus Papam” (“Temos um Papa”).
A expectativa agora gira em torno da identidade do novo Papa e de quais rumos ele dará à Igreja em um momento de desafios contemporâneos, mudanças sociais e diálogo inter-religioso.
Redação Guia São Miguel.
Foto: Reprodução/Vatican news