Santa Terezinha de Itaipu sedia o 1º Simpósio Latino-Americano e 4º Simpósio Nacional Município + Resiliente em Afogamento
09/12/2022 Santa Terezinha de Itaipu

Civis e militares de diversos estados brasileiros e países participaram, presencial e virtualmente, nos dias 7 e 8 de dezembro, do 1º Simpósio Latino-Americano e 4º Simpósio Nacional Município + Resiliente em Afogamento, realizado no Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, e organizado pelo município de Santa Terezinha de Itaipu, juntamente com o Corpo de Bombeiros do Paraná e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA).

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

“Santa Terezinha de Itaipu foi escolhida para ser palco deste importante simpósio por ser um exemplo nas ações de prevenção em afogamentos”, ressaltou o Coronel BMRR e vice-presidente da SOBRASA, Edemilson de Barros.  

“Esse evento vem de encontro com um dos nossos requisitos primordiais, garantir a segurança e o bem-estar de todos os banhistas, tendo em vista o grande fluxo de turistas durante a Temporada de Verão que visitam nossa praia”, destacou a prefeita Karla Galende. 

Durante o encontro, foram realizadas palestras que abordaram a situação de afogamentos no Brasil, o Plano de Contingência Municipal, área de atenção de risco de afogamento, gestão das áreas de risco e o tratamento dos afogamentos. 

O Ten-Cel. QOBM, Antonio Schinda, Comandante Interino do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, frisou que “o intuito do simpósio é apresentar os números e as soluções para a problemática de afogamentos”. “O evento trouxe uma temática importante e que impacta a sociedade como um todo, é um assunto delicado e que requer a nossa atenção”, acrescentou o Ten-Cel. QOBM, Gelson Marcelo Jahnke, do Estado Maior do Corpo de Bombeiros do Paraná.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 

O comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Terezinha de Itaipu, 2º Ten. QOBM Jessé Marcelo Winck, destacou que “nossa região possui uma extensa área e o risco natural existe, por isso é tão importante esse investimento na prevenção dos afogamentos, oportunizando a gestão de possíveis riscos”. 

Durante a abertura, na quarta-feira, 7, foi realizada a entrega de medalhas aos coronéis Bombeiros Militares, senhores Edemilson de Barros, Fernando Raimundo Schunig e Gelson Marcelo Jahnke, como forma de reconhecimento pelo êxito dos serviços prestados em conjunto com seus efetivos. 

Na quinta-feira, 8, o evento seguiu com as palestras de prevenção contra o afogamento, garantido assim, a segurança de toda a população, além de incentivar o poder público na implementação de medidas de gestão das áreas aquáticas do município.

Na oportunidade, alunos do 5º ano da rede municipal de ensino participaram das palestras que abordaram o “Programa Kim na Escola” e puderam aprender de forma lúdica sobre noções de salvamento e prevenção de afogamentos. “Aprendemos sobre os cuidados que devemos tomar quando estamos na água, seja piscina, rio ou mar e foi muito divertido”, disseram os alunos Letícia Coelho e Gabriel Rodrigues, da Escola Municipal Olímpio Spricigo.

Fonte: Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS